Com a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, muitas empresas e funcionários se veem trabalhando remotamente pela primeira vez. Não é uma tarefa simples, mas dá para contar com a ajuda da tecnologia. separamos 10 ferramentas essenciais para um bom home office: vão desde planejamento de atividades até comunicação entre todos os membros da empresa. Todos os aplicativos têm planos gratuitos. Confira, a seguir, 10 ferramentas gratuitas para seu home office:
1 — Workplace
Criado pela rede social Facebook, o Workplace é uma ferramenta para conectar todos os funcionários da empresa. Alguns de seus recursos são grupos, chats, conferências e transmissões ao vivo. A equipe também tem acesso a um feed empresarial, vendo as novidades da sua empresa.
Cerca de 30 mil companhias usam o Workplace atualmente. Na versão gratuita, é possível ter grupos de até 50 pessoas, até 20 pessoas por ligação e 5GB de armazenamento de arquivos.
2 — Jobecam
A Jobecam é uma plataforma de recrutamento virtual que permite que empresas contratem funcionários remotamente. Os candidatos gravam vídeos de apresentação de qualquer lugar, evitando o nervosismo da entrevista presencial e dando à empresa chance de analisar melhor cada candidato. Um de seus recursos é o recrutamento às cegas, no qual imagem e voz do candidato são alteradas para evitar vieses de contratação e trazer mais diversidade aos negócios.
3 — BRy Cloud
Desenvolvido pela BRy Tecnologia, o BRy Cloud é um serviço de assinaturas digitais. A ferramenta serve para quem está trabalhando em home office e precisa que um cliente assine um contrato. O BRy Cloud armazena certificados digitais, espécie de CPF ou CNPJ eletrônico, na nuvem e permite que as assinaturas possam ser feitas por celular, tablet ou smartphone. A ferramenta tem uma versão gratuita, com 10 créditos de uso.
4 — Google Suite
O Google Suite fornece versões profissionais de ferramentas como Gmail (e-mails), Documentos, Drive (armazenamento de arquivos) e Agenda (calendário). Todas essas ferramentas têm versões gratuitas e o grande trunfo está no compartilhamento: é possível compartilhar e editar em tempo real arquivos como tabelas, textos e apresentações em slides. Os documentos ficam armazenadas na nuvem do próprio Google.
5 — Google Hangouts Meet
Também criado pelo Google, o Hangouts Meet é focado em videoconferências para equipes. Uma praticidade é poder enviar o link da chamada para qualquer participante, sem a necessidade de instalar aplicativos ou extensões. Outro benefício é a integração com o Google Suite, conectando as videoconferências com o calendário de cada funcionário, por exemplo.
Até julho deste ano, o Hangouts Meet dará acesso gratuito a funcionalidades avançadas. Isso significa poder realizar chamadas com até 250 pessoas ou fazer uma transmissão ao vivo para 100 mil usuários. Essas reuniões também podem ser gravadas e armazenadas no Google Drive
6 — Zoom
O Zoom é uma plataforma de videoconferências. Em sua versão gratuita, o Zoom tem chamadas individuais ilimitadas, reuniões em grupo de até 100 participantes por 40 minutos e possibilidade de participar sem ter conta no Zoom e por chamada telefônica. O Zoom tem cerca de 74 mil clientes, com 80 bilhões de minutos de reunião por ano.
7 — Microsoft Teams
Criado pela Microsoft, o Teams é um aplicativo de reuniões e troca de mensagens. O Teams tem o trunfo de ser integrado a outros serviços da Microsoft, como Office e Skype.As chamadas de vídeos podem ter telas compartilhadas e o limite de armazenamento na versão gratuita é de 10GB, sem limite por número de mensagens. Mas há um limite de 300 usuários usando a versão gratuita do Teams.
8 — Slack
Concorrente do Teams, o Slack é o mensageiro preferido das startups. O Slack é uma espécie de WhatsApp, só que com mais recursos para profissionais que precisam se falar diariamente ou precisam manter a empresa funcionando online.
As equipes podem se organizar por canais, separando conversas por área da empresa e focando em produtividade. Em sua versão gratuita, o Slack mostra as últimas 10 mil mensagens e tem armazenamento de 5GB. Essa versão permite apenas chamadas por voz e vídeo individuais.
9 — Trello
O Trello é uma ferramenta para organizar projetos colaborativos e ter mais produtividade. Você verá um quadro flexível, onde é possível arrastar tarefas de uma coluna para a outra. É possível adicionar data de entrega, anexos e comentários em cada projeto. O Trello é integrado com outros aplicativos, como Google Suite e Slack.
Na versão gratuita, o Trello permite criar 10 quadros compartilhados com a equipe e enviar arquivos de até 10MB cada.
10 — #matrix
O #matrix é um projeto desenvolvido pela startup Resultados Digitais, de Florianópolis (Santa Catarina). O escritório virtual permite que funcionários visualizem seus colegas de trabalho e interajam por salas virtuais, inspiradas nos espaços reais de trabalho.
As pessoas podem criar, entrar e sair de salas; sinalizar presença e verificar a disponibilidade dos outros; mandar mensagens; e pedir videoconferências. Também podem conferir quais conversas estão acontecendo naquele momento, como se você checasse se seus colegas estão em suas mesas ou em uma sala de reunião.